Fidelização & Banco de Dados

Com as ferramentas virtuais hoje disponíveis toda a empresa deve se relacionar com o cliente de forma permanente.

Deve fidelizá-lo pois assim pode fazer vendas posteriores. Para isso é preciso ter seus dados pessoais, inclusive data de aniversário.

Dando um exemplo. Digamos que o cliente comprou um sapato vermelho na data X. O vendedor, treinado da forma adequada, pode dizer ao cliente que está chegando uma bolsa vermelha que vai combinar com esse sapato, daqui a Y dias e que a loja pode dar um desconto especial.

Essa informação é anotada na parte da ficha de Cliente Preferencial que fica com a loja, para a ação de marketing na data Y.

Dessa maneira, na data de que o vendedor indicou pode ser feito o esforço de marketing apropriada para a 2a. venda, pois a loja deve lembrar o cliente.

Pode dar ou não um desconto normal, assim como um desconto presente, no aniversário ou outra data importante.

Para se comunicar com o cliente a loja pode enviar uma mensagem pelo telefone celular SMS (torpedo) ou por e-mail.

Veja a seguir um modelo de uma Ficha de Clientes que é a base de um Banco de Dados.

Ela pode ser impressa num papel, mais encorpado como um cartão de visita, ele é divido em 2 partes:

  - A primeira parte para ficar com o próprio cliente, em sua carteira, funcionando como um lembrete, ou seja um estímulo para seu retorno, pois é o cartão de visitas da empresa.

  - A segunda parte é a base das informações cadastrais para ser registradas no seu Banco de Dados.


Veja abaixo alguns tutoriais sob o assunto: